Apresentação

A Prefeitura Universitária é uma unidade administrativa da Universidade Federal de Santa Catarina, tem por finalidade o planejamento do espaço físico , o controle de padrão e qualidade das obras, a elaboração de projetos e a execução de obras.

A partir da publicação da Portaria n.º 1.801/2022/GR de 30 de agosto de 2022, foi oficializado o processo de extinção da Secretaria de Obras, Manutenção e Ambiente (SEOMA).

A partir daquele ato o conjunto de atribuições da SEOMA foi incorporado pela Prefeitura Universitária (PU) e suas unidades administrativas:

• o Departamento de Projetos de Arquitetura e Engenharia (DPAE),
• o Departamento de Fiscalização de Obras (DFO),
• o Departamento de Manutenção Predial e de Infraestrutura (DMPI),
• o Departamento de Manutenção Externa (DME),
• o Núcleo de Manutenção (NUMA), e
• a Coordenadoria de Transportes (CTR).

Missão: Contribuir no planejamento e aperfeiçoamento do espaço físico da Universidade através de uma gestão de obras e manutenção sustentável com transparência e eficiência em seus resultados.

Visão: Tornar-se referência interna e externa da Universidade em relação à gestão de obras e manutenção, visando melhoramento e eficiência continua dos processos e atividades da Secretaria.

Valores:

  • Aperfeiçoar continuamente os processos de planejamento, gestão e atividades de obras e manutenção;
  • Estabelecer relações com representantes das áreas governamentais, não governamentais e privadas para reflexão e ação conjunta de apoio à tomada de decisão, que se fizerem necessárias para assegurar o desenvolvimento físico da Universidade;
  • Consolidar parcerias internas e externas;

Competências:

  • Planejar o espaço físico da UFSC, em concordância com o planejamento acadêmico, administrativo e financeiro da instituição;
  • Coordenar a implantação dos Planos Diretores dos diversos campi da UFSC e suas áreas experimentais;
  • Coordenar, supervisionar e/ou elaborar os projetos urbanísticos, arquitetônicos e de engenharia da instituição;
  • Supervisionar e controlar a execução de obras da UFSC;
  • Estudar, definir e controlar o padrão de qualidade das obras e dos serviços de engenharia, arquitetura e urbanismo da UFSC;
  • Elaborar orçamentos e iniciar os processos de licitação, bem como fiscalizar contratos de obras desenvolvidas pela UFSC, relacionadas com os trabalhos do órgão;
  • Coordenar e supervisionar a ocupação dos novos prédios da UFSC;
  • Elaborar orçamentos e iniciar os processos de licitação de obras desenvolvidas pela UFSC relacionadas com os trabalhos do órgão;
  • Programar e executar as manutenções nos prédios, nas áreas externas e redes de infraestrutura da UFSC;
  • Promover o aprimoramento técnico-científico dos profissionais lotados na Prefeitura Universitária;